quinta-feira, 16 de abril de 2009

Método da Substituição

Este método consiste em isolar uma incógnita numa equação e substituí-la na outra equação do sistema dado, recaindo-se numa equação do 1º grau com uma única incógnita.
Exemplo: 2x + y = 5
2x + 3y = 2

1º passo: vamos isolar o y na primeira equação para podermos substituir na Segunda equação.
2x + y = 6 \ 2x + y = 6 \ y = 6 – 2x
2x + 3y = 2

2º passo: Substituir y = 6 – 2x, na segunda equação para encontrar o valor de x.

2x + 3y = 2
2x + 3.( 6 – 2x ) = 2
2x + 18 – 6x = 2
- 4x = 2 – 18
- 4x = - 16
- x = -16/4
- x = - 4 . ( - 1 )
x = 4

3º passo: Substituir x = 4 em y = 6 – 2x, para encontrar o valor de y.
y = 6 – 2x
y = 6 – 2.4
y = 6 – 8
y = -2

4º passo: dar a solução do sistema.

S = { (4, -2) }

95 comentários:

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    2. 2x+y=6
      2x+3y=2


      2x+y-2y=6

      y=6 - 2x

      2x+3y=2
      2x+3.(6-2x)=2
      2x+18-x=2

      -4x=2-18
      -4x=-16
      -4x/4=x
      -16/4=-4

      -x=-4

      Glr como vcs sabem a letra x ñ deve ficar negativo
      por isso fazemos assim

      -x=-4 (.-1)
      x=4




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    3. 2x+y=6
      2x+3y=2


      2x+y-2y=6

      y=6 - 2x

      2x+3y=2
      2x+3.(6-2x)=2
      2x+18-x=2

      -4x=2-18
      -4x=-16
      -4x/4=x
      -16/4=-4

      -x=-4

      Glr como vcs sabem a letra x ñ deve ficar negativo
      por isso fazemos assim

      -x=-4 (.-1)
      x=4




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    1. Gente é só olhar a de baixo, a que tem o 5 foi só um erro de digitação, a conta tá toda montada com base na que tem o 6, então parem de criticar sem ao menos tentar entender --'

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    2. 2x+y=6
      y=6-2x

      II equação:
      2x +3y=2
      Substituimos o valor de Y entre parenteses
      2x+ 3.(6-2x)=2
      Depois multiplicamos: 3x6 e 3x 2x
      2x+ 18-6x=2
      2x-6x= 2-18
      -4x = -16
      4x= 16
      x= 16/4
      x=4
      Encontrar Y
      ta tudo explicado o 3º passo deles

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    3. alguem pode fazer uma q é 10x + 2y = 36
      -10x - y = -38

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  3. andressa= noossa vcs tinha que especificar mais, eu nao entendi nada ; muito dificil

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  4. gostei ficou mais facil para aprender

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  5. Boom dá pra entender só qe da onde voc's tiraram o 6 õO ?

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  6. gostei muito mais se for pra min fazer asim a professora vai me chingar pq asim é igual o sistema da adiçao nada a ver com a susbstituiçao que ela explicou e eu não entendi

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. blog maça to apredendo um pouco aki nesse blog

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  9. olhe eu nao gostei desse site porque nao dao exercicios para resolver so a resoluçao

    assim nao aprendemos nada
    temos que resolver
    obrigado:

    nightclubdance

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  10. nao gostei precisa especificar++++++

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  11. cara TEM que ser mais especifico blz mano.

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    1. o certo é "Certo" cara e ta certo sim, pq eles só erraram no começo colocando 5, mas a conta é feita pelo 6.

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  13. a expilacao e muito massa mas precisa de exercicios para a gente poder treinar na pratica.

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  14. galera precisa especificar mais e tbm de exercícios pow

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  15. essa merda desse assunto JA È ESCROTO PRA CARALHO
    ainda explica desse jeito =/
    achei q isso fiko um lixo!

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  16. manero pena q nao entendi paçoca nenhuma kkk
    tenho certo tipo de dificuldade em matematica
    nao entra na minha cabeça

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  17. nossa muito bom aprendir um dia depois da prova de matemática acho que fui muito mal mas ainda tem a prova de recuperaçao e posso ainda me esforça bjsss a todos desse blog

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  18. 8-2=5

    num sabe faze conta VOLTA PRA ESCOLAAAAAA

    LULA DA VIDA MSMOO.....

    xD

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    1. isso foi baseado no 6, só erraram no começo, pq digitaram 5, presta atenção antes de falar --'

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  19. muito com , especifica neste mesmo metodo ,so que em vez divisão ,tenho algumas duvidas vlw

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  20. Oi ,adoroo esse método no entanto consiste muita atenção
    Não tenho duvidas sou inteligente bj
    aylla

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  21. huhu tirei uma ótima notha obrigado pessoal Adoro!!!!
    Aylla

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  22. nao entendi nada disso q vc explicaram.

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  23. Gostei da eplicação,mas da onde que tiram esse seis???? É SÓ PRESTAR UM POUCO DE MAIS ATENÇÃO!!!!!!!Faltou exercício pra gente responder blz! by:Irys

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  24. Mt legaal! deeu para entendeer! agr. da onde tirou esse 6?* kk'

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  25. 1° detesto matematica
    2° deu para entender um pouco so nao entendi o 2º passo.
    deu para ajudar um pouco..

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  26. Gostei bastante! Porém errou feio ali no 6 hein... Mas consegui fazer o meu dever.
    Bjs!!!

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  27. SEUS GORDO, ARRUMA ISSO ! NAO SABEM FAZER CONTA SEUS GORDO, MATEMATICA É O CARALHO

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    1. João cala boca vc não é ninguem para falar tão de uma pessoa q só quis ajudar!

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  28. gostei bastante , consegui entender melhor

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  29. olha.. legal essas explicações.....
    mais continuo ñ entendendo nadinha.....
    vocação pra ser burraaa.. kkkkkkkkkk

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  30. tenho 49 anos e estou fazendo o 1º ano do Eja e trabalho 3 dias a noite de serviçal numa escola.estou perdendo muita explicação de matématica,tenho prova hoje e estou desesperada porque ainda não entendi o método de substituição,comparação e adição.Se alguém puder me ajudar por que seja rápido.Ramon

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  31. NOT não mesmo,tá muito simples essa equação mt resumida não gostei.

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  32. adoreii ,eu ja estudei isso mas não me lembrava mas .
    Obriigada pela diicaa!

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  33. será que é o mesmo que a minha professora explicou?????tow em duvida

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  34. pow esse 6 ta confundindo minhas ideias.

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    1. aff confundiu a de todo mundo q entrou no sity,isso ta uma merda.

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  35. seis são tudo burro cara matematica e muito facil mané.

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  36. Gostei muito ate ajuda e tudo !!! Mais Da onde vcs tiraram esse 6 ??

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    1. é que eles erraram quando digitaram,o 6,na verdade é o 5

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  37. Pra quem não entendeu de onde ele tirou o 6 é o seguinte, quando vocês terminam de resolver o 2° passo vocês copião o y que vocês isolaram na 1° passo que é: y = 6 - 2x Entenderam ???

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  38. antes do 8 e mais..entao;8-2=6.....
    por que +8-2=+6
    entenndeeeeuu gente?

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  39. Vcs tiraram esse 6 da onde,é cinco bando de burros.

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  40. Matematica eh taum dificiu q ateh kem tinha q ensina erra.... pra vcs verem neh, e outra coisa meus professores sabem 1 materia pq eu tenho q sabe todas?

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  41. todo mndo fud1d0 em matemática rsrs ( enclusive eu) add msn pedro.l.f.dorneles@hotmail.com manda mensagen q e do blog1

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  42. Muito mal feita a explicação, não gostei.

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  43. deonde saiu o -4 ? e como é 6?tinha que ser 5 uai.

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  44. os sinais no fim da conta não estão corretos, o sinal de (-) não pertence ao X e sim ao quatro, então deveria ser feita a multiplicação por -1 nessa parte: -4x=-16 (-) = 4x= 16 = x= 16/4 e ai sim x=4!

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  45. ajudou num trabalho
    valeu

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  46. aff merda, essa desgrama de matematica e uma pedra na minha vida, e esse sity nao me ajudou em nada, tem q especifica mais.

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  47. gente me ajudem com essa equação do 1 grau pelo método da substituição;{5x+y=-1 {3x+4y=13

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  48. como resolver uma questao assim:
    3x+3y=27

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    1. Até onde eu sei esse método se aplica apenas em conta com duas equações. Tentei resolver essa sua por um método simples porém não consegui. Com certeza é outro método de cálculo.

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  49. Vlw eu voltei as aulas e tinha dado uma esquecida fui olhar aqui pra fazer minha lição e consegui numa boa vlw mesmo.

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