segunda-feira, 1 de junho de 2009

Abertura da IX Semana de Matemática

A abertura da IX Semana da Matemática ocorreu no anfiteatro da FEMA com a palestra: Aprendizagem Significativa de Conceitos Matemáticos, com a palestrante Maria Raquel Miotto Morelatti.
A mesma abordou com destinta maestria assuntos como, a realidade do ensino da matemática, fazendo sua explanação de forma a demonstrar o quanto a situação atual é preocupante. Abordou também a aprendizagem por dedução e não por indução. Falou sobre a natureza do ensino da matemática, fundamentando-se nos escritos da autora Gomez Granell. Discurssou sobre as dimenções da aprendizagem escolar, usando a receptividade e a descoberta como meios importantes para tal. Mostrou a duas condições basicas para a aprendizagem que segundo o autor Ausubel são o preparo de uma bom material e a pré-disposição do aluno a aprender. Por fim a palestrante fez uso do autor Shulman para definir as três categorias básicas do conhecimento que o professor deve ter:
- o conhecimento disciplinar;
- o conhecimento pedagógico;
- o conhecimento curricular.
A palestra se encerrou com exemplos práticos dados pela palestrante aos presentes, encerrando com grande qualidade o tema da noite.
A Professora Dra. Maria Raquel Miotto Morelatti é a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Departamento de Matemática, Estatística e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/Unesp - Campus de Presidente Prudente.
Após a palestra ocorreu na sala 51 um coquetel com show acústico em comemoração aos 20 anos do curso de Matemática.

Autores: Ediney Bueno e Arlindo Canato Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário